quarta-feira, 26 de maio de 2010
Células a Combustível
A célula combustível é um dispositivo que combina o oxigênio do ar para produzir eletricidade calor e água através de uma reação química. Opera sem combustão, portanto, livre dos poluentes gerados nesse processo. Como o combustível é convertido diretamente em energia elétrica, a célula a combustível
pode operar com eficiências muito superiores às dos motores de combustão interna ou turbinas, extraindo mais energia elétrica com a mesma quantidade de combustível. Por não possuir partes móveis é bastante silenciosa. A célula é composta por um ânodo (Pólo negativo que repele elétrons), uma membrana eletrolítica ao centro e o cátodo (Pólo positivo que atrai elétrons).
pode operar com eficiências muito superiores às dos motores de combustão interna ou turbinas, extraindo mais energia elétrica com a mesma quantidade de combustível. Por não possuir partes móveis é bastante silenciosa. A célula é composta por um ânodo (Pólo negativo que repele elétrons), uma membrana eletrolítica ao centro e o cátodo (Pólo positivo que atrai elétrons).
Em seu interior ocorre a reação química: Gás natural +Ar = Eletricidade + calor + água + CO2
Vantagens:
► Disponibilidade superior a 90%
► Em função de sua elevada eficiência gera economia nos custos com eletricidade
► Elevada qualidade da energia elétrica gerada
► Gera energia continuadamente sem interrupções
► Pode ser instalada em locais internos devido ao baixo nível de ruído dispensando sistemas de isolamento acústico;
► Converte em torno de 40% da energia do combustível em energia elétrica (80% com recuperação de calor)
► Reduz custos com combustível e conserva os recursos naturais
Desvantagens:
► A necessidade da utilização de metais nobres como, por exemplo, a platina que é um dos metais mais caros e raros no nosso planeta.
► O elevado custo atual em comparação com as fontes de energia convencionais.
► A elevada pureza que a corrente de alimentação hidrogênio deve ter para não contaminar o catalisador.
► Os problemas e os custos associados ao transporte e distribuição de novos combustíveis como, por exemplo, o hidrogênio.
► Os interesses econômicos associados às indústrias de combustíveis fósseis e aos países industrializados.
Jackson Duarte
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