quarta-feira, 26 de maio de 2010

"Energia Limpa" - Energia Renovável


Muito tem se falado sobre "energia limpa" a famosa Energia Renovável, mas do que se trata? Os próximos posts serão únicos e exclusivos para a apresentação desse tema, sendo assim, dividir o assunto em
09 postagens. Começarei por este trazendo uma definição sobre o assunto em seguida 08 postagens contendo tipos de fonte de energia renovável.
Vale à pena ressaltar que este estudo, foi feito com base em diversas pesquisas, onde pode conter informações de outros autores, com as minhas palavras, mas que no fim, iremos chegar a um objetivo comum que é o de preservar o meio ambiente, sendo assim todo o conteúdo deste blog esta livre para cópias.



Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam.

Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidrica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos), biodiesel, células a combustível dentre outras.

Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global. 
No Brasil, esta sendo realizado uma forma de aprimoramento do uso de energias renováveis e diversificar as fontes de geração de energia. Isso para reduzir os riscos de um novo déficit hidrológico, que geralmente leva à crise e ao racionamento.
Jackson Duarte

Nenhum comentário: