sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A alternativa será o uso da energia solar !

O Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), realizou sua 19º Reunião Ordinária em 23 de Setembro de 2010, na sede da CEMIG. Presidido pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Nívio Lasmar, o comitê é constituído por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, governo do Estado, universidades, ONGs e entidades representativas da indústria e do comércio, tendo como objetivo a discussão e encaminhamento de propostas para a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente na capital.

Nesta ocasião, foram oferecidas duas palestras com consultores da CEMIG. A primeira delas, intitulada “Aquecimento Solar - Projeto CEMIG”, foi proferida por José Carlos Ayres Figueiredo e trouxe detalhes técnicos sobre a instalação e o posicionamento de placas de captação de energia solar, ressaltando a importância de se usar equipamentos certificados pelo INMETRO. Ele deu dicas para se fazer estudos para evitar os pontos de sombreamento e, principalmente, uma criteriosa análise sobre a necessidade de se ter um projeto hidráulico eficiente, que evite perda de desempenho e que leve em consideração as necessidades específicas dos variados tipos de usuários, assim como o detalhamento do projeto arquitetônico, tanto para implantação em novas construções quanto para a adaptação em edificações já existentes.

Segundo Figueiredo, a CEMIG vem, desde 1985, juntamente com as principais empresas de energia solar e universidades, estudando a utilização de energia solar para aquecimento de água. Em análises realizadas em cerca de 30 edifícios residenciais, já ocupados, que utilizam o sistema, constatou-se que, se bem projetados, bem dimensionados e integrados ao projeto hidráulico, os sistemas chegam a economizar até 80% da energia necessária para o aquecimento de água. Os 20% restantes, são supridos pela energia elétrica em dias com baixo índice de radiação solar ou quando o consumo de água quente ultrapassa os limites adotados como média.

Dando prosseguimento à reunião, Leonardo Rocha, coordenador adjunto do “Programa de Eficiência Energética da CEMIG - PEE”, também chamado de Energia Inteligente (E.I.), explicou que o objetivo do programa, lançado em 2001, é combater o desperdício de energia elétrica e divulgar a eficiência energética. O E.I. reúne projetos e ações que promovem o uso racional da energia em residências, na indústria, no comércio, no serviço público e no campo.

Segundo Rocha, a CEMIG vem se preocupando com o desperdício de energia, antes mesmo de a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel determinar, em 1998, o investimento 1% da receita em ações e projetos de eficiência energética e em pesquisa e desenvolvimento.

O E.I. promove a mudança cultural no que diz respeito ao consumo econômico e sustentável da energia e é constituído por diversos projetos focados em comunidades de baixo poder aquisitivo, instituições filantrópicas nas áreas hospitalar e educacional, buscando a redução no desperdício de energia, através de campanhas educacionais.

O conhecimento acumulado pela concessionária resulta em programas de eficiência energética bem sucedidos, tanto quanto na busca de alternativas para se atingir metas previstas em tratados internacionais sobre as mudanças climáticas. A CEMIG é a líder em conquistas do Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, do Ministério das Minas e Energia.

extraído do site: da pbh !

Bem, já estava passando da hora, mas antes tarde do que nunca !

Nenhum comentário: