quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Projeto Ciclo de Vida

A maioria das pessoas não liga seus hábitos de consumo à exploração de recursos naturais e degradação do meio ambiente.

Tendo isso em vista, no semestre passado, a Amda e o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) selaram novo acordo para dar continuidade ao projeto Ciclo de Vida, iniciado em 2008 por meio dessa parceria que, inicialmente, contou também com a colaboração da UFMG.

Seu objetivo é mostrar ao público, através da trajetória de diversos produtos de uso cotidiano "do berço ao túmulo", que, enquanto consumidores, todos somos responsáveis pela forma com que são explorados os recursos naturais, incluindo descarte de resíduos.

Por exemplo, muitos não sabem que os talheres de sua casa começaram sua 'vida' com extração de minério de ferro, que pode ter sido explorado ou não de forma ambientalmente correta. Conforme coloca Maria Dalce Ricas, superintendente da Amda, "o desperdício, marca de nossa sociedade, está muito ligado à inconsciência das pessoas."

Cada texto do Projeto é feito com base em pesquisa detalhada sobre o ciclo de vida de um produto específico. Seu trajeto informará sobre impactos ambientais potenciais, caso os processos de retirada de matéria prima e fabricação ocorram de forma degradadora ao meio ambiente.

A intenção é mostrar que, ao invés de vítimas dos impactos negativos relacionados às questões ambientais, somos sujeitos desse processo. Se queremos ver mudanças, precisamos, antes de tudo, adotar novos hábitos.

Recentemente reinauguramos a seção do Projeto no site da Amda com inserção de um texto sobre o ciclo de vida do papel. Para acessá-lo, clique aqui.

Para conhecer mais sobre esta inicativa e ter acesso a textos produzidos em 2008, acesse o link: http://www.amda.org.br/detalhe/2,89,815,projeto-ciclo-de-vida.aspx


Este texto foi extraído do site da AMDA, para divulgação, conforme solicitado
 

Nenhum comentário: