terça-feira, 2 de março de 2010

XFX Geforce 9800 GT - Aquecimento


Olá a todos.


Estava preocupado com a aquecimento de minha placa de video que estava chegando em 40º Normal 50º PES 2010 e 66º CrYs .... Mas achei este tópico que é fantástico e além do mais tem o link da própria fabricante.
http://www.nvidia.com/object/product_geforce_9800gt_us.html

Confira.





Sem problemas. Quanto a marca eu não considero a XFX ruim porque ela é uma das sete parceiras autorizadas pela Nvidia a operar na América do Norte. Todos sabem o nível de exigência deste mercado. Na Europa a XFX é uma marca conceituada. Tenho um amigo de infância que mudou para a Alemanha e casou por lá (já tem até filha com uma alemã). Ele trabalha com tecnologia e terminou sua formação em uma universidade da Alemanha. De vez em quando ele acompanha forum daqui, na opinião dele o problema é a propaganda via forum que condena uma marca para sempre. Um exemplo clássico é a Seventeam. Só porque um modelo específico de fonte deu problema - todos são ruins. Seguindo esse raciocínio a fonte Seventeam ST-380PAS que tem "80 Plus Certified" é ruim. Quem já não leu a frase - eu não iria de ST, essa outra marca é considerada melhor que ST - considerada por quem ???. Foi consultado review/tabela e opinião de 200 usuários ??? O Ifaller já teve que postar tabela para provar que alguns modelos específicos da ST não são ruins. E se alguém ler com atenção o tópico abaixo vai perceber vários usuários propagando que toda ST é ruim. Um até deu uma desculpa esfarrapada depois que viu o erro. Se o Ifaller não aparecesse o autor do tópico sairia com a impressão errada. Outro usuário bem informado que ajuda a dissipar as "lendas" é o Ughadoo.
http://www.guiadohardware.net/comunidade/fonte/937103/

Quanto ao cooler, esquentar é relativo. O que eu mais leio é o pessoal dizendo - minha vga está superaquecendo, chega em full na casa de 85-90C, o que eu faço ? Na maioria das vezes o micro não está nem travando, é a preocupação que faz as pessoas abrirem tópicos. Isso é falta de informação porque a própria Nvidia coloca em sua página o seguinte:

http://www.nvidia.com/object/product...9800gt_us.html
Maximum GPU Temperature (in C) - 105C

A temperatura máxima especificada pela Nvidia é de 105C. Essa é a temperatura máxima de operação tabelada. Provável que seja a partir dessa temperatura máxima que os fabricantes de placas de vídeo dimensionam seu projeto de refrigeração para os chips da Nvidia. Qualquer engenheiro sabe que se a temperatura máxima tabelada é de 105C isso é um indicativo que o chip foi testado com valores muito acima disso. Essa temperatura máxima deve ser a mais segura visando estabilidade e durabilidade. Caso contrário não estaria tabelada pela própria Nvidia. Se não me engano o limite superior de temperatura da série HD48xx é ainda maior que 105C.

Como a temperatura do GPU é dinâmica (pode ultrapassar por um breve instante 105c), é claro que é melhor operar com temperaturas abaixo da máxima tabelada. Mas se o GPU não está travando é provável que ela esteja trabalhando dentro do especificado no projeto. Caso de travamento quando a gpu/vga fica em 90c muito provavelmente é resultado de outra peça não aguentar operar de maneira prolongada com temperatura acima do projeto. Geralmente se a gpu está com temperatura alta a refrigeração do gabinete é inadequada. Assim outras peças devem estar operando com temperaturas muito acima de 45c-50c com o gabinete fechado. Eu mesmo já enfrentei travamento mas o problema era o NB - tive que adaptar uma fan para refrigerar o local. Poderia ter culpado a vga pelo travamento porque ela estava operando próximo de 80 graus.

Eu nunca li "white paper" que deixasse claro que a vida útil aumenta se o GPU opera com valor muito abaixo da temperatura tabelada. Li em forum e um ou outro artigo - mas nunca em "white paper". Neste caso prefiro confiar na informação de projeto do GPU - 105C é o valor máximo que permite o GPU funcionar de forma correta e garante a longevidade. Se existisse algum detalhe isso seria especificado, igual a Intel faz com seus processadores (white paper).

Um fabricante de placa de vídeo deve seguir o modelo de refrigeração que é a recomendado pela Intel e AMD no seu documento técnico. Qualquer projeto de engenharia precisa de parâmetro inicial. Não é culpa da fabricante de vga X ou Y que vc não siga o modelo padrão; isto é, que seu micro tenha um péssimo fluxo de ar. Eu já tive 7300GT, 8600GT, 8800GS e 8800GT da XFX e nunca tive problema com temperatura. Mas sempre tive cuidado com o fluxo de ar no gabinete. Tenho um monte de amigos que já usaram XFX e nunca tiveram problemas. Meu amigo que mora na Alemanha tem uma GTX260 da XFX. Pior situação usando XFX - um pouco acima de 80C foi a temperatura máxima que eu monitorei mas eu nunca me preocupei porque esse valor estava 25C abaixo da especificação. É sempre melhor comprar uma vga com cooler aprimorado mas se alguma marca está com preço convidativo faça uma pesquisa por conta própria. Procure reviews - não fique preso em forum.

Agradeço ao capslokk do Forum GdH.

Nenhum comentário: