quarta-feira, 9 de junho de 2010

Somos o que Temos! E o que temos ?



Estes dias estive pensando em coisas sem sentido. Peguei-me pensando em comprar um celular novo, com funções que jamais usarei, em seguida peguei-me pensando em motivos pelos quais a minha vida é tão ruim. Estive pensando em como pessoas conseguem tantas coisas legais como: carros, motos, casas, viagens e tantas outras coisas. E acabei me convencendo que eu era um perdedor, perdedor por não ter o que todos querem ter ou não ter o que a maioria diz que é necessário ter para ser reconhecido neste mundo como um vencedor.
É deprimente saber o quanto sou ou “somos” fracos, por nos deixarmos levar por coisas tão “pobres”, deixar nos dizer o que devemos fazer ou nos dizer que somos medidos pelo que temos e não pelo que somos.
Pensar em melhorar o Meio Ambiente, não é simplesmente plantar árvores ou cuidar da natureza.
Existem pessoas que vivem uma vida de miséria, para que nós tenhamos uma vida de luxuria, sim nós temos uma vida de luxuria! O simples fato de você esta lendo esta postagem, lhe coloca num patamar de superioridade incalculável perante milhões de irmão.
Que tal começarmos hoje algo que trará um benefício para todos? Faça a sua parte, que no final, todos irão fazer a sua. Mas como podemos fazer a nossa parte? Segue abaixo pequenas dicas de como podemos melhorar o Meio Ambiente, e conseqüentemente a vida dos habitantes.



Repensar os seus hábitos de consumo e Descarte!
Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). Prefira embalagens de papel e papelão. Utilize lâmpadas econômicas e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo e descarte.
Recusar Produtos que Prejudicam o Meio Ambiente e a Saúde!
Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e nas empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Tenha sempre uma sacola de pano para transportar suas compras. Evite comprar aerossóis e lâmpadas fluorescentes, bem como produtos e embalagens não recicláveis e descartáveis. Radicalize!
Reduzir o Consumo Desnecessário!
Esta prática significa consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e de desperdício de água, energia e recursos naturais. Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Leve sua sacola para as compras e adquira produtos a granel. Faça   bijuterias,   brinquedos   e   presentes personalizados reutilizando materiais. Invente novas receitas e reaproveite de forma integral os alimentos. Alugue equipamentos. Edite textos na tela do computador e, quando não for possível evitar a cópia ou a impressão, faça-as frente e verso. Diga não ao consumismo: sua prosperidade agradece.
Reutilizar e Recuperar ao Máximo Antes de Descartar!
Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matérias-primas virgens. Crie produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho. Ofereça vários tipos de oficinas de sucata. Doe objetos que possam servir a outras pessoas.
Reciclar !
O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho.
Exercite os quatro primeiros Rs e, o que restar, separe para a coleta seletiva das embalagens de vidros, plásticos, metais, papéis, longa vida, isopor, óleo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs, radiografias e alimentos. A reciclagem promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.


A verdade é que podemos nos enganar e pensar que estas imagens não tem nada haver comigo ou com o tema em sí... Mas como eu disse, podemos nos enganar.


O texto dos 5R´s foi extraído de pesquisas de sites e blog´s
Jackson Duarte

2 comentários:

Ana Barsottini disse...

Como disse no twitter, depois de ver essa matéria, que me impressionou muito, percebi que não sou nada...
Precisamos mudar para querer mudar o mundo.

Jackson Duarte disse...

Ana, fico muito feliz quando meus post´s conseguem atingir os objetivos, o mundo precisa de mais pessoas como você.
Pessoas como você é o combustível que nos dá força para continuarmos a divulgação de algo de esta na nossa frente, mas que preferimos virar as costa.
Mais uma vez, obrigado !