terça-feira, 6 de julho de 2010

Comitê : Mudanças Climáticas e Ecoeficiência


No dia 29 de junho, participei do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Eco eficiência que foi realizado em Belo Horizonte. Eu creio que a forma de mudarmos algo é participar e não somente criticar, sendo assim para não ser somente mais um que fala que ninquém faz nada, tenho por objetivo de acompanhar e repassar a quem possa interessar, os seguintes temas apresentados, que foram:

Energias Renováveis
Águas Pluviais
Construções Sustentáveis.


Energias Renováveis
Sobre o tema de Energia Renováveis que era o meu favorito, foi abordado pouca coisa, pela pessoa presente responsável, o que mais se destacou foram os projetos futuros e a ênfase de que BH será transformada na capital do Aquecimento Solar, bem torço para que dê certo, tendo em vista as condições climáticas e outras que são definitivamente super favoráveis em nossa cidade para que isso ocorra, para ver mais sobre energia solar, acesse o post Energia Solar


☼ Águas Pluviais
O tema sobre Águas Pluviais foi apresentado pelo Sr. Eugênio Álvares de Lima e Silva (Superintendente de Serviços e Tratamentos de Efluentes da COPSA.)
Apesar de inicialmente minha preferência fosse o tema sobre energias renováveis, esta apresentação foi muito rica para os meus conhecimentos tanto pessoal como um possível profissional, foram abordados dois temas:

1º O Equilíbrio Energético das Plantas da COPASA
Uma rápida pincelada no que foi dito:
- Instalações com gerações de energia no ETE Arruda
- Lodo: Gera energia e pode ser utilizada
- Gases: Também pode ser gerador de energia, porém o custo para a retirada do odor é muito cara. Será investido cerca de 50 mi utilizando tecnologia espanhola.
- Líquido: Possíveis hidrelétricas locais

Em resumo, a empresa apresentou a todos, projetos voltados para a preocupação em primeiro lugar com a economia de energia e conseqüentemente o Meio Ambiente.

2º Influência dos Óleos de Cozinha no Esgoto.
Chamou-me bastante atenção, quando o Sr. Eugênio disse que esse problema pode ser considerado como 2º maior, ficando atrás somente do lixo, esses problemas já estão sendo analisados com rigor pela COPASA, através de estudos e mapeamentos dos locais com maiores incidências de entupimento, para isso utiliza-se o sistema de geoprocessamento, além de um trabalho de conscientização da população.
O Sr. Eugênio, disse 80% das gorduras lançadas no esgoto, são originados dos restaurantes, por isso se tem feito um trabalho nessa classe e inclusive a prefeitura tem projetos de fiscalização nos estabelecimentos.

Problemas:
- Não dissolve nas águas
- Encarecem a manutenção
- Danificam o sistema de bombeamento
- Formas espumas nos reatores (Nesse caso os slides mostram que a espuma quando endurece, ele fica muito dura a ponto de precisar que picaretas para quebrá-la)
- Formam gases
- Graves problemas ambientais

Prevenções:
- Pode se evitar com limpeza periódica da caixa de gordura
- Aplicar a reciclagem do óleo usado.

Perguntas:
No final da apresentação o Sr. José Carlos Carvalho (secretário do Meio Ambiente), deu a oportunidade para perguntas dos presentes, e vale muito à pena destacar 02.
Estava presente a Sra. Nivia Freitas (diretora da Recóleo) e questionou o Sr. Eugênio sobre as informações que ele passou sobre o problema de 80% dos óleos enviados no esgoto virem dos restaurantes, ele destacou que já fez um levantamento sobre isso e disse que o problema maior esta nas residências com as donas de casa que lançam mais nos esgotos que os restaurantes e apresentou o seu trabalho que por sinal é muito bem feito, de conscientização da população sobre esse problema e mostrou os seus projetos.
Uma colega questionou sobre o lançamento de remédios na rede de esgoto, sabendo que existem dados científicos que comprovam alterações nos seres humanos. O Sr. Eugênio disse que estava ciente do assunto, mas que pouco é feito pela COPASA sobre isso, mas que a vigilância sanitária tem tomado medidas junto aos fabricantes.

☼ Construções Sustentáveis.
O ultimo tema abordado foi sobre Construções Sustentáveis, apresentado pelo Sr. Ricardo de Lima (Campo Empreendimentos Ltda)

Essa foi muito legal, além de trazer dados importantes, mostrou o que podemos fazer para melhorar, apresentou suas idéias e demonstrou com muito entusiasmo que realmente tem uma preocupação em ter um mundo sustentável.
Algumas dicas e detalhes apresentada que posso destacar, seriam:
- Colocação de Hidrômetro individual (e questionou o Sr. Eugênio do motivo pela qual não é implantado isso nos apartamento como se faz na CEMIG)
- Caixa acoplada de 3 e 6 l (para o caso do nº 1 e o nº 2)
- Válvula acoplada
- Torneiras com temporizadores
- Sensor de presença
Aquecimento de água a gás para o banho (o mesmo gás de cozinha)
- Aquecimento solar (disse que em seus empreendimentos, esta colocando somente nas coberturas, porque segundo ele, desperdiça-se muita água até chegar aos andares inferiores, por motivo das bombas)
- Elevadores sem casa de máquina (algo já esta se utilizando muito na Europa)
- Isolamento de piso, utiliza-se a “virmulita’, (mas tem informações que escoria de alto forno pode substituir a “virmulita”, o que será muito bom)
- Coletor de Óleo

O ultimo item, “matou a pau”, o engenheiro, tem parceria com a empresa Recóleo, onde ele implantou em 02 prédios o sistema de recolhimento de óleo, onde é instalado um cano de cobre na cozinha, e por esse cano e depositado o óleo de fritura que seria destinado na pia, com isso todos os moradores jogam no cano que leva até um recipiente coletor daí entra o trabalho da Nivia, citada acima, que recolhe o óleo para produção de biodiesel e detergente, e o mais legal é o incentivo que a empresa dá aos moradores, que além de fazerem o “bem” ele recebe da empresa, brindes, como detergentes e panos de prato e outros.

Jackson Duarte

Nenhum comentário: