quinta-feira, 15 de julho de 2010

Manifesto em Defesa da Mata Seca


No dia, 05 de julho, eu participei do manifesto em defesa da Mata Seca. Esse evento foi realizado pela Amda - Associação Mineira de Defesa do Ambiente, juntamente com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Projeto Manuelzão, aconteceu na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Eu e outros voluntários estivemos presentes nos gabinetes dos deputados entregando, ou melhor, tentando entregar em mãos um pacote contendo carvão e um aviso anexo que demonstrava o nosso repúdio à aprovação da Lei nº 4057/09, Lei essa que já falamos em outro post.
"O principal objetivo foi chamar atenção para o que acontecerá com esse ecossistema caso o Projeto de Lei 4057/09, do deputado Gil Pereira (PP), não seja vetado. Já aprovado pela ALMG em 2º turno na noite do dia 16 de junho, o PL exclui a Mata Seca do bioma Mata Atlântica, protegido pela Lei Federal n° 11.428/2006. Sem a proteção prevista na Lei Federal, a Mata Seca fica à mercê das indústrias de ferro gusa, que querem continuar consumindo carvão de florestas nativas, e de grandes proprietários rurais que, além do carvão, querem plantar capim para criar gado." 

A manifestação foi tranqüila (como todas devem ser) e a meu ver, chamou bastante atenção das pessoas que passavam no local inclusive, deputados e teve também a presença da mídia.

Até o Deputado Fábio Avelar, que foi um dos dois que votaram contra o PL de Gil Pereira, foi até o local e esteve conosco e demonstrou mais uma vez a sua posição publicamente, o que me deixou muito alegre.

Teve também a presença de um Deputado que sempre gostei, pela sua historia e pela forma como trata as pessoas, estou falando do Deputado Sr. Wellington Prado, que apesar de ter votado a favor da Lei, demonstrou se interessado em debater melhor o caso e nos informou que iria estudar melhor o caso juntamente com o Deputado Almir Paraca, (PT ) que é da Comissão de Meio Ambiente da ALMG, para uma possível possibilidade de apresentar PL revogando o que foi aprovado.

O que mais nos deixa triste é saber que mesmo que essa lei seja revogada, isso só poderá ocorre em 2011, por motivos legais.

Jackson Duarte

Trecho em destaque, retirado da AMDA
Fotos: Agradeço mais uma vez a Sueli Santos pelas fotos.

Nenhum comentário: