quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Earth Overshoot Day ! Que Novidade!





Bom dia para todos!

Hoje vou começar relatando um termo que eu li há dois dias, me deparei com a frase: “'Earth Overshoot Day'” e procurei saber um pouco mais sobre o que isso queria dizer.

Na verdade eu vi que não se tratava de algo tão importante assim, afinal não somos tão crianças a ponto de acreditar nessa bobagem de “esgotamento do dos recurso do planeta terra” nê galera !.

Bem, vivemos consumindo, consumimos o que não precisamos para viver e muito menos para sobreviver. Somos medidos pelo que temos e não pelo que somos.

Falar que os recursos estão esgotando é o mesmo que falar que existe em nosso meio o racismo, preconceito, desigualdade social, miséria e tantas outras coisas que não vivemos no dia a dia.

Com isso eu acabo esse pensamento, não admirado com o esgotamento dos recursos do planeta, mas admirado de como não conseguimos atingir essa meta antes!

Sendo assim, segue abaixo um texto que foi extraído do AFP no dia 16/08/2010 que vai nos falar sobre:


Estudo constata esgotamento dos recursos da Terra antes do previsto.

No próximo sábado, 21 de agosto, os habitantes da Terra terão esgotado todos os recursos que o planeta lhes proporciona no período de um ano, passando a viver dos créditos relativos ao próximo ano, segundo cálculos efetuados pela ONG Global Footprint Network (GFN).

De acordo com o estudo, "foram necessários 9 meses para esgotar o total do exercício, em termos ecológicos.

A GFN calcula periodicamente o dia em que vão se esgotar os recursos naturais que o planeta é capaz de fornecer por um período de um ano, consumidos pela humanidade, aí incluídos o fornecimento de água doce e matérias-primas, entre elas as alimentares.

Para 2010, a ONG prevê o 'Earth Overshoot Day', ou Dia do Excesso, numa tradução livre, no próximo sábado, significando que em menos de nove meses esgotamos o que seria o orçamento ecológico do ano, revela o presidente da GFN, Mathis Wackernagel.

No ano passado, segundo ele, o limite foi atingido no dia 25 de setembro, mas não é que o desperdício tenha sido diferente.

"Este ano revisamos os nossos próprios dados, verificando que, até então, havíamos superestimado a produtividade das florestas e pastos: exageramos a capacidade da Terra" de se regenerar e absorver nossos excessos.

Para o cálculo, a GFN baseia-se numa equação formada pelo fornecimento de serviços e de recursos pela natureza e os compara ao consumo humano, aos dejetos e aos resíduos - as emissões poluentes, como o CO2.

"Em 1980, a nossa "pegada ecológica" foi equivalente a tamanho da Terra. Hoje, é de 50 % a mais, insiste a ONG.

Assim, "se você gasta seu orçamento anual em nove meses, deve ficar provavelmente muito preocupado: a situação não é menos grave quando se trata de nosso orçamento ecológico", explica Wackernagel. "A mudança climática, a perda da biodiversidade, o desmatamento, a falta de água e de alimentos são sinais de que não podemos mais continuar a consumir o nosso crédito.

Para inverter a tendência, é preciso "que a população mundial comece a diminuir" - um tabu que começa a ser desmistificado pouco a pouco entre os demógrafos e os defensores do meio ambiente, inclusive no seio das Nações Unidas.

"As pessoas pensam que seria terrível, mas, para nós, representaria uma vantagem econômica. Mas é uma escolha", comenta Wackernagel.


Click e faça a sua PEGADA ECÓLOGICA
Mostre que marca você quer deixa no planeta


Jackson Duarte
Fonte: AFP - Agence France-Presse
Publicação original em: 16/08/2010 17:38

Nenhum comentário: