terça-feira, 11 de maio de 2010

Crescimento Desordenado da População

Crescimento Desordenado da População
Conseqüências do Crescimento Populacional da Região Norte de Belo Horizonte para a cidade de santa Luzia.
Introdução
Sou morador da Cidade de Santa Luzia que fica ao norte de Belo Horizonte, onde atualmente a população é superior a 230 mil habitantes. Minha região sempre foi considerada uma área mais rural porém no sentido de “ser atrasada”, apesar de não ser, pois somos o 3º pólo industrial de Belo Horizonte e a 10ª maior cidade de Minas Gerais. Embora sempre zombado por amigos e conhecidos quando dizia que morava em Santa Luzia (pelo fato de acharem que era uma área atrasada) sempre gostei da minha cidade, onde cresci, estudei e casei. Porém de 05 (cinco) anos pra cá algo começou a chamar a minha atenção.

O Crescimento da População em torno da cidade cresceu de forma assustadora, com o boato e depois a confirmação de que o palácio do governo iria ser construído ao lado da entrada de nossa cidade e com isso iria trazer muito progresso e empregos de forma direta e indireta, iria valorizar muito os nossos imóveis. E com isso as pessoas que outrora que não queiram saber de Santa Luzia por diversos motivos, começaram a se mudar para a cidade. Eu vi, vivi e estou vivendo este crescimento que para mim esta sendo feito de uma forma desordenada, onde os morros das favelas estão sendo invadidas para moradia, onde esta tendo desmatamento de áreas importantes, para a construção civil em geral, onde com a chegada de grande população a cidade não conseguirá comportar e dar os devidos atendimento tanto na área da saúde como na área educação.
Sendo assim, o problema ambiental que irei apresentar juntamente com dados reais e com possíveis soluções será o do crescimento desordenado da região norte de Belo Horizonte.
Vejamos a segui 02 (dois) pequenos textos, onde o 1º foi retirado do site da Câmara Municipal de Belo Horizonte e o 2º do site Uai. Que vem retratar de forma bem clara o que eu estou vendo, e dizendo.
“O crescimento desordenado na região provocou a ocupação de áreas inapropriadas para habitação. Foram erguidas moradias em morros, em áreas íngremes e às margens de córregos, com elevado risco para esses moradores.Hoje encontramos na região Norte, duas situações conflitantes: bairros habitados por uma população com melhor poder aquisitivo e infra-estrutura urbana, contrastam com bairros e vilas habitados por uma população carente, com condições mínimas de moradia. É a região que concentra o maior número de conjuntos habitacionais promovidos pelo poder público. Apresenta, ainda, possibilidades de expansão econômica e vem sendo valorizada após realizações de obras urbanas como a construção da Via 240 e a canalização de parte do ribeirão do Onça.
A região Norte sempre teve dificuldades de ocupação, por tratar-se de um maciço rochoso, formado por rochas graníticas, apresentando linhas de serra.
Predomina, na região, as atividades mineradoras, como a extração de areia e pedreiras. A região faz limite com os municípios de Vespasiano e Santa Luzia, com as regiões Pampulha, Venda Nova e Nordeste.

Estão catalogadas 124 áreas verdes, entre elas matas naturais, praças e jardins, os parques do bairro Planalto e o parque Escola Cariúnas. Possui ainda uma grande área verde, em sua maior parte particular, chamada Fazenda Werneck, praticamente desabitada e localizada na UP Isidoro Norte.”
Texto extraído: site da Câmara Municipal de BH.
“A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou o anteprojeto da proposta que vai alterar a ocupação da maior área verde ainda não parcelada da capital. Localizada na Região Norte, próxima ao Centro Administrativo, e conhecida como Izidoro, mesmo nome do córrego que corta o local, a área virou alvo de interesse imobiliário em função do deslocamento do crescimento da cidade para aquela região. A proposta de alteração das regras para a ocupação da área tramitaria como emenda ao projeto que altera a Lei de Uso e Ocupação do Solo (PL 820/09), mas, devido à pressão de vereadores contrários à proposta, a prefeitura resolveu tratar o assunto à parte.
Eu tenho um blog ( HTTP://jacksonduarte.blogspot.com ), onde estou fazendo um acompanhamento do “avanço na região” ou seja eu pego as fotos via Google Earth de uma determinada área e as guardo para nos 03 a 04 anos ver o que existia e o que existe na nossa região. Para isso vou destacar abaixo 04 (quatro) fotos que selecionei e estão disponíveis no meu flickr.
Bem com foi dito antes, o que me preocupa e realmente o crescimento desordenada da população e como conseqüência disto, teremos inúmeros problemas ambientais que já são presentes hoje, mas que em 05 (cinco) a 10 (dez) anos estará muito mais visível e sentiremos na pele. Posso destacar que o sistema de saúde não ira comportar tamanha demanda, a região em si é uma região de solo rochoso e com o desmatamento acelerado e construções mais agressivas ao meio ambiente, onde não estão respeitando a área verde, a água que outrora era dragada pelo solo, nos trará um problema não igual, mas semelhante ao acontecido no Rio de Janeiro da na data de ontem ( 06/04/2010 ), onde até agora 105 pessoas já foram mortas pelo fato de chuvas constantes e não ter para onde a água escorrer, ocorrendo assim deslizamentos, alagamentos e inundações, pode destacar também a questão da economia a Cidade cresce sim, mas o poder aquisitivo dos moradores não, como sempre acontece ao ouvirem que tem algumaoportunidade as pessoas de classe mais pobre são iludidas e como já se instalaram numa região o que vai acontecer e que irão morar mal, se alimentarem mal, e terão uma péssima educação.
Diante a tudo isso que foi imposto como uma forma de alerta, tenho sim em mente algo que poderia ser feito, mas vale à pena salientar que o primeiro passo sempre será a conscientização da população sobre todos os tipos de problemas.
Uma solução possível que vejo referente ao crescimento desordenado, seria a inicialização do projeto da prefeitura, que é o de criar cerca de 74 mil unidade habitacional, muito embora estas unidade não fossem criadas na cidade de Santa Luzia, com certeza o número de pessoas que hoje vivem na Cidade iriam migra para estas novas unidades. O único problema como dito sobre estas unidades é que o local é uma imensa área verde, o que afetaria a meio ambiente, mas por outro lado, vemos que ao se construir ou em ter em mente um projeto dessa proporção, muitas autoridades estão envolvidas e conseqüentemente o projeto passará por várias revisões, isto é as pessoas sairiam de um local sem infra-estrutura adequada, ganhariam um local onde haveria saneamento para todos, onde haveria a pavimentação adequada juntamente com acesso a escola, o que resultaria em melhor qualidade na educação e também acesso a saúde, pois com um bom planejamento já vimos que em outros países e até mesmo em outras cidades brasileiras, estes problemas já foram solucionados.
Torno a enfatizar que esta solução que tenho em mente só poderia ser levada a execução mediante a reunião com todas as autoridades de cada área responsável. Pois o problema tende a se agravar nos próximos anos, mas a solução pode ser dada hoje.

Jackson Duarte

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá... estava olhando o site e gostaria de saber se você tem material ou portfólio de fontes renovaveis.

Jackson Duarte disse...

Olá Amigo

Acesse o meu formspring. Isso já me foi perguntado .

www.meadiciona.com/jacksonduarte.

Obrigado!