quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sim, nós podemos !


O que vemos hoje é que o meio em que vivemos esta passando por uma transformação que não é natural, mas sim por causa da ação direta do homem. As explorações excessivas e inconseqüentes dos recursos naturais que não são renováveis. O que conhecíamos e usamos esta se acabando e o pior é que o uso dessas fontes naturais também tem causado impactos terríveis ao meio ambiente, sendo assim temos o seguinte problema, o homem tirar um recurso não renovável do meio ambiente e ainda por cima este recurso que utilizamos esta trazendo grandes perdas para toda a humanidade.

Como vimos no texto acima estas fontes alternativas de energia é uma proposta que não pode ser ignorada, e vemos que a cada dia, mais e mais ganham espaço, não somente nas indústrias, mas também na consciência mundial. As fontes alternativas, além de “não” prejudicar a natureza, são renováveis. Ou seja, vemos que a natureza nos dá tudo o que precisamos o que acontece é que muitos não estão atentando para o futuro e pensam somente no presente. As fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Sendo assim, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global. Temos que atentar para o aprimoramento dessas tecnologias, observando a vantagem e desvantagem de cada uma, vendo que a natureza nos proporciona vários meios, basta simplesmente adequá-los a nossa realidade, para que não venhamos a ter uma crise de energia a nível mundial, pois basta citarmos os racionamentos que tivemos no Brasil nos verões de 2001 e 2002. Vários textos que li em pesquisas, observei que existem os mais cautelosos que defendem a idéia de que a geração de energia por fontes renováveis é uma iniciativa isolada e incapaz de atender à grande demanda de um país como o nosso. Porem este novo conceito de energia alternativa não deverá ser implantado em uma ação imediata. Deverá ocorre aos poucos, e aos poucos iremos abanar os recursos tradicionais.
O que “devemos ter em mente, é que o meio ambiente, esta ‘cansado” e se não dermos uma folga, nós é que iremos sofrer o homem não pode mais ser medido pelo “quanto que se tem”, mas sim pelo “quanto se poupa”, com esse pensamento, cada um de nós temos que analisar com muita dedicação o que nos aguarda, pois o futuro mais do que nunca, esta em nossas mãos.
Jackson Duarte

3 comentários:

Sophi Mirelle disse...

muito bacana! Parabéns

Patio Gospel Noticias disse...

Parabéns pelo post. O ser humano está destruindo a sí mesmo, aqui mesmo em Florianópolis estamos vendo o mar invadir várias casas e trazer muito prejuizo aos moradores, culpa da exploração do homem. Abraços

Dim disse...

Parabéns pelo artigo!!
vale sempre lembrar e reforçar que somente com a participação de cada um conseguiremos mudanças positivas.